Saúde

ARTIGO: esporotricose

ARTIGO: esporotricose...

A esporotricose é uma doença que acomete especialmente os felinos, apesar de acometer outros animais e até mesmo o homem. Logo, a mesma é uma zoonose de grande importância para a saúde pública.

A doença é causada por um fungo conhecido como Sporothrix, altamente disseminado na natureza e encontrado em material orgânico em decomposição e em lugares quentes.

A infecção nos gatos ocorre por contato com solos e plantas contaminadas. Já a transmissão zoonótica (do gato para o homem) ocorre por meio de mordidas ou arranhaduras desses animais infectados.

Os principais sintomas são: lesões, nódulos e ulcerações em pele e mucosas, principalmente em regiões da cabeça, lombar e porção distal dos membros. E nos humanos são observados pequenos nódulos dérmicos ou subcutâneos.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico veterinário, através dos achados clínicos, exames complementares e histórico do animal. Por isso, é imprescindível que seu animal vá regularmente ao médico veterinário!

A doença tem cura tanto para o humano, quanto para o animal que é só mais uma vítima! Sendo assim, não abandone seu animalzinho.

E lembre-se sempre: O GATO NÃO É O VILÃO!

Janete Campos – Médica Veterinária - Clinvet

DÊ A SUA OPINIÃO

As opiniões publicadas são de responsabilidade dos usuários e não representam necessariamente a opinião do ViaRealOnline.

Comente: