Leituras:
At 15,1-2.22-29
Sl 66
Ap 21,10-14.22-23
Jo 14,23-29
O evangelho proclamado na liturgia do VI Domingo da Páscoa é a continuidade do evangelho do domingo anterior, quando havíamos escutado Jesus dizendo: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros” (Jo 13,34). Agora, na sequência do discurso de despedida que Jesus faz às vésperas de sua entrega, suas palavras reforçam: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra” (Jo 14,23-29). A comunhão de amor que há entre Jesus e o Pai pode também ser vivenciada por nós, quando nos abrimos a também vivenciarmos este amor em nossas vidas.
Para participarmos desta realidade, um auxílio é necessário: o Espírito Santo, o Defensor, que o Pai envia sobre os discípulos de seu Filho. É Ele quem cria comunhão entre nós e o Pai e o Filho, e nos torna empenhados em fazermos também a sua obra: o amor. É esta a experiência pascal, que renova verdadeiramente a vida dos discípulos de Cristo: salvos pelo amor, nos tornarmos instrumento deste amor ao mundo.
Um fruto imediato desta ação do Espírito na vida do crente é a paz: “Deixo-vos a paz” (Jo 14,27). Não se trata aqui da paz mundana, ou o pacifismo – como ausência de atritos e tribulações. A paz que Jesus nos comunica através de seu Espírito é um sentimento interior de estar na presença de Deus, ainda que o mundo ao meu redor pareça desmoronar. É também uma paz inquieta, que busca o bem dos homens e a comunhão da Igreja, no crescimento mútuo de seus membros. Neste tempo em que estamos vivendo, como Igreja, a experiência do Sínodo “Por uma Igreja sinodal”, faz bem que nos abramos à ação do Espírito que nos desinstala e envia ao encontro de outras perspectivas, com as quais precisamos dialogar.
Próximos como estamos da solenidade de Pentecostes, peçamos que desça sobre nós o Espírito Defensor, conduzindo a cada um e a toda a humanidade por caminhos de encontro com o amor de Cristo, que se traduz em amor e anúncio de paz ao mundo: “Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos” (Sl 66,3).
José Mário Santana Barbosa
Seminarista
3 Mensagem(s)