Barbacena

Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza Encontro Técnico no Centro Oncológico

Hospital Ibiapaba CEBAMS realiza Encontro Técnico ...

Prefeitos de toda a região e secretários de Saúde de cidades da Microrregião de Barbacena participaram de um encontro técnico que aconteceu no Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS - COIC. Organizado pelo Hospital Ibiapaba Cebans, foi realizado na última sexta-feira, dia 6.  Também contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Fábio  Baccheretti. Este foi o primeiro contato dos gestores municiais com o Serviço de Radioterapia do Hospital já em funcionamento.

A palestra magna do Encontro  foi proferida por Dr. Ademar Caldeira, físico médico da empresa ESCLA, responsável pela física médica do COIC. Na apresentação o Dr. Caldeira explicou, de forma bem didática, como é todo o processo de tratamento de um câncer por meio da radioterapia. Ele também ressaltou a qualidade e a tecnologia de ponta envolvida no acelerador linear (o aparelho que faz o tratamento da radioterapia) instalado no Hospital Ibiapaba CEBAMS.

“Posso garantir que o tratamento oferecido pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS é, sem sombra de dúvidas, de alta tecnologia embarcada e um dos melhores existentes na atualidade. A instituição investiu muito para oferecer um bom serviço aos pacientes”, disse.

O Diretor Técnico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, explicou aos presentes como funciona a radioterapia em Barbacena melhora a qualidade de vida dos pacientes:  “Antes, nós – oncologistas – tínhamos dificuldade em encaminhar pacientes para a Radioterapia em outras cidades. Além do aspecto burocrático, víamos o sofrimento das pessoas no processo de deslocamento para realizar o tratamento. Agora isso mudou. Já estamos vivendo um novo momento. Fizemos questão de convidar os prefeitos da Microrregião de Barbacena para saberem que podemos prestar atendimento de forma rápida, ágil e com qualidade. Nos últimos dias, tivemos casos aqui no Hospital Ibiapaba CEBAMS de pacientes atendidos no consultório da nossa Oncologia, que são encaminhados ao Centro Oncológico e, em cerca de 30 minutos, já são atendidos pelo médico radioterapeuta. Logo depois, o médico e a equipe já fazem os planejamentos para o tratamento”, observou.


Morador da cidade de Alto Rio Doce, o professor Robson Abrantes foi detectado com um câncer de próstata em 2021, fez cirurgia e começou o processo de tratamento com Radioterapia nesta segunda-feira, 02. Em um depoimento exibido no evento, ele explicou que, caso precisasse se deslocar para fazer o tratamento em Juiz de Fora, o tempo de viagem seria de três horas. Já em Barbacena, o tempo cai para uma hora. A redução da distância é muito importante para melhor recuperação do paciente.


Ele também ressaltou a confiança que tem no Hospital Ibiapaba CEBAMS: “Conheço e confio no Hospital Ibiapaba CEBAMS há muito tempo. Meu pai, por exemplo, teve câncer e fez os tratamentos na instituição, que já conhecemos há muitos anos. Essa confiança longa se reflete na minha paz de espírito. Se não tivesse confiança não estaria assim, tão bem de espírito. Os médicos desde o princípio foram muito claros e transparentes, foram muito solícitos nas respostas das perguntas e isso traz tranquilidade e confiança”.

Um dos momentos de emoção do Encontro foi a entrada das voluntárias da Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Câncer e Seus Familiares (APPC) no bunker do acelerador linear. A entidade foi uma grande mobilizadora do abaixo assinado que culminou na liberação do aparelho de Radioterapia em Barbacena. Ao todo, o abaixo assinado reuniu 30 mil assinaturas. O vultoso número surtiu efeito e, em conjunto com esta articulação popular, agentes públicos e deputados se sensibilizaram e o Ministério da Saúde aprovou o projeto do Hospital Ibiapaba CEBAMS, liberando recursos para a aquisição do aparelho que faz o tratamento.


Assim que foi anunciada pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS a autorização da Vigilância Sanitária Estadual para o início do Serviço de Radioterapia na cidade, o primeiro paciente já realizava um procedimento em caráter de urgência no novo serviço. O paciente de 58 anos, proveniente de uma cidade da região, foi oficialmente o primeiro a ser atendido pela Radioterapia do Ibiapaba CEBAMS, que há mais de 20 anos vinha sendo pleiteada pelo Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social, o CEBAMS, entidade filantrópica mantenedora do Hospital Ibiapaba.

Além de pacientes do município de Barbacena, pessoas de outras 14 cidades da Microrregião de Saúde de Barbacena também serão atendidas pelo Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS, abrangendo uma população de 237.652 habitantes.

Há mais de três décadas atendendo pacientes oncológicos pelo SUS, o Hospital Ibiapaba CEBAMS consegue colocar mais um importante tratamento do câncer em seu rol, que já contava com diagnósticos, consultas, atendimento multidisciplinar, quimioterapia, hormonioterapias e cirurgias. Agora, o ciclo do tratamento se completa com a radioterapia realizada com um equipamento moderno e uma equipe especializada.


 

 

DÊ A SUA OPINIÃO

As opiniões publicadas são de responsabilidade dos usuários e não representam necessariamente a opinião do ViaRealOnline.

Comente: